O fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária se dá de muitas formas e uma delas é a organização de F, eventos que estimulam o processo de comercialização local e são também espaços de encontros entre produtores/as e consumidores/as. Atividade de expressão em todo o Brasil, as de Economia Solidária aproximam quem compra e quem vende em um contato mais rico e humanizado.
Empreendimentos e negócios podem se consolidar a partir das feiras, assim como acontece também o fortalecimento das redes e a valorização dcultura , elementos que vem a contribuir com a autonomia dos grupos produtores e das famílias que investem na Economia Solidária como alternativa de geração de renda.
Com este entendimento,neste mês de dezembro comunidades rurais de Rosário, em Canudos, e Lagoa do João Ferreira
Caprinos e ovinos, pratos da culinária regional, a exemplo de buchada e sarapatel, manuê, bebidas como licores de frutas nativas, artesanatos e alimentação animal como feno e silo estarão disponíveis no espaço destas Feiras regionais que contarão também com apresentações culturais populares.
Em Canudos, a Feira acontece nos dias 10 e 11 com visitações e oficina sobre Economia Solidária. Já em Uauá, a comunidade rural de Lagoa do João Ferreira realiza a Feira nos dias 17 e 18, data em que comemora também 153 anos de existência da comunidade.
Os eventos são uma realização do Irpaa, através do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural – desenvolvido a partir de Convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – junto com as Associações de Raso e Rosário, no município de Canudos, e com a Associação Comunitária e Agropastoril da Fazenda Lagoa do João Ferreira, em Uauá. Entidades como a Coopercuc, Ebda, , dentre outras organizações locais, são parceiras na realização das Feiras.