Juazeiro foi sede da III Conferência Territorial de Políticas Públicas para Mulheres do Território do Sertão do São Francisco, nos dias 27 e 28 de outubro na Câmara Municipal, com a presença da secretária de mulheres da Bahia e coordenadora de enfrentamento à violência, Narrúbia Teixeira, dirigentes e militantes dos dez municípios da nossa região, dentre eles Juazeiro, Uauá, Remanso, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.
Na oportunidade foram discutidas propostas para a melhoria da qualidade de vida, seja no âmbito social e pessoal da mulher, bem como a erradicação do preconceito e discriminação ainda sofridos por muitas mulheres, inclusive da nossa região.
Em grupos temáticos foram discutidas propostas de melhorias no eixos de saúde, educação, violência, prevenção, previdência, comunicação e cultura, educação e raça. Apresentadas em plenária, as propostas receberam modificações e aperfeiçoamentos para serem defendidas pelas delegadas eleitas na conferência estadual que será realizada nos dias 12,13 e 14 de novembro, em Salvador – BA.
Interligados aos temas de Políticas Públicas, os assuntos voltados para autonomia da Mulher também é debatido entre as beneficiárias do Projeto Ater para Mulheres, que inclusive estiveram presentes na conferência, compartilhando as suas experiências enquanto grupos organizados de mulheres que trabalham com autonomia e desempenho, visando, principalmente, a valorização do trabalho feminino e a igualdade de gênero.
Para Jamielle Dantas, que esteve representando o Irpaa na Conferência, “é importante que toda mulher conheça o seu direito de cidadã e dê voz aos seus sentimentos e vontades”. Na opinião de Jamielle, que integra a equipe do Projeto ATER para Mulheres, é a atuação em busca da igualdade de direitos que possibilita o reconhecimento pessoal de cada uma.





