Este ano a 24ª Romaria de Canudos, que acontecerá de 21 a 23 de outubro, tem como tema “Canudos e Caatinga, exemplos de vida e resistência”. Como principais pontos de reflexão, o evento traz questionamentos acerca da situação atual da caatinga e do povo, como as comunidades usam a riqueza da caatinga para viver, quais as políticas públicas voltadas para a caatinga, quais os sinais de resistência das comunidades e grupos para sobreviverem, crescerem e se desenvolverem nos dias atuais.
Todas essas questões culminam na reflexão central que a Romaria visa provocar nas pessoas: como devemos preservar e recuperar a caatinga hoje e conservar os seus recursos e sua produtividade para as próximas gerações?
Cientes da importância de envolver a população nesta discussão, integrantes de grupos religiosos e entidades que desenvolvem trabalhos sociais em Canudos estão realizando nas comunidades rurais do município as Pré-Romarias. De acordo com a técnica em agropecuária Maria da Paixão, que vem participando das atividades representando o Irpaa, essa iniciativa surgiu da necessidade de envolver as comunidades no evento, o que estava se perdendo nos últimos anos.
Na comunidade de Raso, a 30 km da sede de Canudos, cerca de 80 pessoas do povoado e região circunvizinha participaram da Pré-Romaria realizada no último dia 18. Na atividade, jovens, adultos e crianças, discutiram a importância da preservação da caatinga, considerando o lema da Romaria que este ano é “Cuidar da vida e da natureza” (Deut: 20,19). Na ocasião o grupo fez o levantamento comparando as características da caatinga de hoje com o bioma existente cem anos atrás, identificando que nos dias atuais existe menos animais e flora, maior irregularidade de chuvas, além de ser menos povoada, pois o êxodo ainda é uma realidade na região.
Ao final do encontro, o plantio de uma muda de cedro no quintal da mini-fábrica de beneficiamento existente na comunidade simbolizou o compromisso das/os participantes em preservar e contribuir com a recuperação da caatinga.
A Romaria de Canudos este ano traz em sua programação palestras, gincanas escolares, oficinas, a tradicional celebração ecumênica, além de apresentações culturais como banda de pífanos, teatro, desfiles históricos e shows.