Documentário sobre uso de agrotóxicos será lançado em Petrolina

O Comitê Regional da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida realiza neste sábado, 24, às 14h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, o lançamento do documentário “O Veneno está na mesa”, do cineasta Sílvio Tendler. O filme revela como o modelo de produção agrícola baseado no agronegócio transformou o Brasil no maior consumidor de agrotóxicos do mundo, favorecendo o lucro das empresas e colocando em risco a saúde da população. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Após a exibição do documentário, haverá um debate com a participação do cineasta Silvio Tendler, detentor das três maiores bilheterias de documentários na história do cinema brasileiro. A iniciativa pretende fortalecer a atuação do Comitê Regional da Campanha, ampliando o debate sobre os impactos dos venenos na saúde pública, além de denunciar a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos no Vale do São Francisco.

Ao trazer dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o filme revela que, em 2009, 30% dos produtos analisados estavam acima do uso tolerável de agrotóxicos. “O mundo está sendo completamente intoxicado por uma indústria gananciosa, cujo único objetivo é ganhar dinheiro. Não tem nenhum sentido para a humanidade que justifique isso que está se fazendo com os seres humanos e a própria terra. A partir daí resolvi trabalhar essa questão. É um filme que vai ter desdobramentos, porque eu agora quero trabalhar essas questões”, afirma Silvio Tendler.

Conhecido como "o cineasta dos vencidos", por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK e Carlos Marighella, Tendler já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens.

Por Rede Educomunicadores Populares da Bacia do São Francisco