Convivência com o Semiárido é destaque nos 50 anos da Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento

A Convivência com o Semiárido foi uma das discussões da Conferência Temática sobre desenvolvimento rural e gestão de recursos naturais, realizado pela Organização austríaca Horizont3000 em Viena, na Austria, entre os dias 20 e 22 de junho. O Irpaa, representado pelo colaborador João Gnadlinger, apresentou o conceito de Convivência com o Semiárido brasileiro, fazendo também referência aos métodos usados em regiões semiáridas em outras partes do mundo.

O evento celebrou os 50 anos do Serviço de Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento, que foi fundado em 1961 e hoje se chama Horizont3000. Ao longo dos 50 anos, quase 2000 pessoas da Áustria trabalharam em 80 países da África, Ásia e América Latina. Entidades brasileiras como o Irpaa e a Comissão Pastoral da Terra, por exemplo, já contaram ou contam com apoio da Organização Não-Governamental.

João Gnadlinger descreve o evento como “um intercâmbio de conhecimentos e experiências dos pequenos agricultores/as nesta época de globalização e de mudanças ambientais. Eu tive a oportunidade de apresentar o trabalho do Irpaa especialmente em dois momentos: em um discutindo o tema Convivência com o Semiárido/Meio Ambiente e no outro as Linhas de Luta pela Água”, relatou João. Durante a conferência houve também reuniões com representantes de organizações de diversos países.

Com 100 participantes representando a Áustria, Nicarágua, El Salvador, Uganda, Senegal, Tansania, Etiópia, Mozambique, Filipinas, Nova Guiné e Brasil, a conferência trouxe também experiências de microcrédito, mercado justo, agricultura orgânica e o uso de energias alternativas. Houve ainda troca de experiências com professores e estudantes internacionais da Universidade de Agronomia de Viena (Boku) e uma visita a um produtor rural que cultiva e comercializa produtos orgânicos.

A HORIZONT3000 é uma organização não-governamental austríaca de cooperação para o desenvolvimento. Encarregada de entidades de base católica da cooperação para o desenvolvimento, é especializada no acompanhamento e na implementação de projetos e na assistência técnica com cooperantes para países em desenvolvimento.