Como forma de valorizar o potencial hídrico das regiões semiáridas, o Instituto Nacional do Semiárido – INSA lançou em abril o livro “Recursos Hídricos em Regiões Áridas e Semiáridas”. A publicação, da Editora do INSA,abrange 14 capítulos, escritos por especialistas com grande experiência em suas áreas de atuação.
A obra, lançada na abertura da “2ª Reunião Sulamericana para o Manejo e a Sustentabilidade da Irrigação em Regiões Áridas e Semiáridas”, em Cruz das Almas – BA, apresenta-se como uma fonte de consulta relevante para estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados/as no tema recursos hídricos do semiárido brasileiro.
Ao longo dos capítulos são apresentados aspectos da Política Nacional de Recursos Hídricos e de políticas públicas, com interfaces com a gestão dos recursos hídricos; uso da água e seu consumo de forma sustentável, seja na agricultura – irrigada ou de sequeiro – na piscicultura, no meio urbano ou na indústria; as águas disponíveis para suprimento de demandas e aspectos específicos de seu uso, manejo e gestão (águas superficiais, subterrâneas, de grandes e pequenos açudes, captadas da chuva e armazenadas em cisternas e as reutilizadas). Por fim o livro apresenta aspectos do clima atual e suas perspectivas futuras no semiárido brasileiro e relações com a hidrologia e a biosfera da região.
Como forma de contribuir com a difusão do potencial hídrico da região e de outras potencialidades, um dos colaboradores do Irpaa, João Gnadlinger, escreveu o capítulo “Captação de água de chuva: Uma ferramenta para atendimento às populações rurais inseridas em localidades áridas e semiáridas”.
Veja aqui como baixar a versão eletrônica do livro





