Projeto Recaatingamento prevê elaboração de material paradidático

 

Além de promover espaços de formação com educadores/as tendo como foco a construção dos projetos didáticos nas escolas e de realizar discussões com estudantes sobre a caatinga e o Semiárido, o Recaatingamento – projeto do Irpaa que conta com o patrocínio da Petrobras – lançará também material paradidático sobre o tema.
 
A iniciativa tem por base a necessidade de materiais didáticos voltados para o contexto do Semiárido, com os quais as crianças aprendam sobre a viabilidade da permanência em suas comunidades e a importância de valorizarem sua cultura, assim como também contribuir com a preservação do ambiente em que vivem.
 
Com linguagem apropriada, mapas, ilustrações e dicas pedagógicas, o produto irá trazer informações sobre: o semiárido brasileiro; educação ambiental; função da escola; fauna, vegetação e formas de preservação da caatinga; destino do lixo; aquecimento global, efeito estufa, contaminação do planeta e consequências da degradação, dentre outros conteúdos relacionados.
 
De acordo com o pedagogo que atua no projeto, Ângelo Neri, que é um dos responsáveis pela elaboração do material, a finalização do produto está prevista para meados de setembro deste ano e em seguida será distribuído, prioritariamente, para as escolas das comunidades envolvidas no projeto. Mas, ainda de acordo com o pedagogo, a ideia é garantir a produção de mais um recurso pedagógico que possa ser utilizado por educadores/as em diversos ambientes, visto que, de modo geral, o conteúdo apresenta aspectos da caatinga, com ênfase em sua preservação.