As comunidades de Lagoa das Pedras dos Grilos, Lagoa do Boi e fazendas vizinhas, no distrito de Pinhões, em Juazeiro, tem contado com ações do Projeto Aguadas e do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER, ambos gerenciados pelo Irpaa com financiamento do Governo do Estado da Bahia.
De forma planejada, os técnicos e técnicas dos referidos projetos procuram articular as ações específicas de cada proposta, as quais apresentam viabilidades de convivência com o clima da região. As visitas às famílias tem levado orientações sobre manejo do rebanho, com dicas sobre manejo sanitário e alimentação animal, uso dos recursos hídricos. Cuidados necessários na vacinação de ovinos e caprinos, por exemplo, fizeram parte de atividade do Projeto ATER realizada recentemente nos povoados. Aliado a isso, a construção e limpeza de barreiros e aguadas, executadas pelo Projeto Aguadas, apresenta uma alternativa para captação de água de chuva a ser utilizada na sustentação do rebanho.
Cerca de 10 famílias serão contempladas com a abertura de dois barreiros e a limpeza de duas aguadas no povoado de Lagoa das Pedras dos Grilos. O criador Raimundo Francisco da Silva diz que “Deus mandando chuva, não faltará água para meus animais e dos vizinhos”. Os barreiros são escavados, em média, com 3m de profundidade e 5m de largura, com capacidade para 600 m³de água. De acordo com o técnico do Irpaa que atua nestas comunidades, Maélio de Souza, as atividades desenvolvidas contemplam a finalidade dos dois projetos: “O Aguadas trabalha com alternativas de água para criação animal e o ATER prioriza a linha de produção, a assessoria técnica para os produtores”.
Em Juazeiro, a parceria entre os dois projetos, além de Pinhões, se dá também nos distritos de Juremal e Massaroca. Dias de Campo com temas ligados à agricultura e pecuária na perspectiva da Convivência com o Semiárido acontecem paralelo a construção ou recuperação de reservatórios de água de chuva, sobretudo para sedentação animal.