Seminário Discute Fundo de Pasto no Território do Sertão do São Francisco







Consolidar as políticas públicas nas áreas de Fundos de Pastos na perspectiva de garantir as formas viáveis de produção agropecuária e a permanência das famílias nessas respectivas áreas, foi o tema central do seminário que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de outubro no Centro Diocesano de Carnaíba do Sertão em Juazeiro (BA).

O evento foi uma promoção do Serviço de Assessoria as Organizações Sociais Rurais (SASOP) e do Instituto Regional Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) em parceria com Articulação de Fundo de Pasto e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Centenas de produtores e produtoras rurais dos municípios do Território do Sertão do São Francisco participaram do Seminário na perspectiva de discutir estratégias para continuar com as mobilizações junto aos órgãos do Governo na perspectiva de estarem mobilizados nas lutas em defesa dos Fundos de Pastos como modelo de produção agropecuário apropriado à realidade de vida das comunidades.

Adeilson Feitosa, criador de cabras e ovelhas da comunidade de Caraíba dos Gomes em Curaçá (BA), alertou quanto às ameaças sofridas por 52 famílias da localidade impedidas de criar seus animais de forma segura devido à presença de grileiros que cercam as áreas de pastos usadas coletivamente.

As discussões sobre os processos de discriminatórias e redistribuição de terras públicas ou registradas indevidamente e, seus aspectos legais também fizerem parte dos debates nesse seminário que avaliou também os impactos causados por projetos de mineração e geração de energia que ameaçam a existência dos Fundos de Pasto na região.

Para a líder comunitária de Casa Nova, Estelita Rocha, seminários como esses contribui muito nos esclarecimentos de como as famílias ameaçadas devem proceder frente as tantas ameaças enfrentadas pelas comunidades de Fundos de Pastos.