Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro acontece no Centro de Treinamento Vargem da Cruz, a 1 km do bairro Jardim Primavera, em Juazeiro – BA, o curso de Manejo de Recursos Naturais – Agroecologia no Semiárido, oferecido pelo convênio INCRA-EBDA e Fundesf – Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do São Francisco.
O objetivo do curso é capacitar os técnicos de ATES (Assessoria Técnica, Social e Ambiental) que atuam junto aos assentados da Reforma Agrária na Bahia, fomentando a discussão sobre a Convivência com o Semiárido com base na agroecologia. Palestras, debates e Dias de Campo são algumas das ferramentas metodológicas que irão subsidiar o curso, servindo aos técnicos de ATES na recomendação de práticas e construção participativa de projetos com os assentados.
A Embrapa Semiárido, o Instituto de Permacultura da Bahia (projeto Umbuzeiro Escola Sustentável do Semiárido), o IRPAA e a Coopercuc estão entre as instituições convidadas para desenvolver as atividades. Cada um das entidades tem um foco específico – pesquisa, educação, assessoria técnica, organização e comercialização de produtos da agricultura familiar – e todas são reconhecidas por sua atuação no Semiárido.
Durante o curso, os técnicos farão visitas técnicas às propriedades e minifábricas da Coopercuc, em Uauá, a fim de experimentar as práticas apropriadas ao contexto do Semiárido. Experiências de sucesso como os projetos P1+2, Cabrito Ecológico, Recatingamento, Policultura no Semiárido e Manejo Ecológico do Fundo de Pasto serão apresentadas para fortalecer a troca de conhecimento e estimular os técnicos em suas ações.





