Organizações do governo e da Sociedade Civil dos municípios que compõem o Território do Sertão do São Francisco (Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Casa Nova, Canudos, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento – Sé, Sobradinho e Uauá), participaram em Juazeiro, de mais um encontro do chamado Diálogo Territorial – Um espaço de discussão e avaliação das propostas e demandas para o Território.
O evento que aconteceu nos dias 19 e 20 desse mês no auditório da CODEVASF discutiu prioritariamente, as proposições de políticas públicas em andamento nos dez municípios do território, e contou as presenças de prefeitos, vereadores, gestores de órgão públicos, além de agricultores e lideranças comunitárias.
Marcelo Rocha, representante da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Edson Couto da EBDA e Dário Nunes do IRPAA, fizeram as primeiras análises sobre as políticas de desenvolvimento territorial em andamento nos municípios a partir de projetos pontuais e estruturantes concebidos pelas diversas representações que compõem o território.
O fortalecimento da agricultura familiar, segmento importante para o desenvolvimento regional, tem sido a base das proposições elaboradas pelo território desde sua criação em 2004. Mas, de acordo com Dário, embora este segmento tenha sido muito debatido nos encontros, ainda é algo que precisa ser mais reconhecido.
Algumas intervenções da plenária foram no sentido de questionar os projetos de desenvolvimento do governo que infelizmente enfraquece a agricultura familiar. A exemplo das barragens e mineradoras. Projetos de alto custo e que deveriam sem melhor debatidos no território porque ameaçam e até expulsam as famílias do campo.
No ultimo dia do encontro, os participantes analisaram e fizeram mais proposições aos projetos que estão em andamento e que visam fortalecer as políticas de desenvolvimento sustentáveis através de atividades como: agricultura, pesca, educação, apicultura, dentre outras presentes no instrumento que norteiam as demandas de ações e projetos para a região, o Plano de Desenvolvimento Territorial.