Diálogos Territoriais 2010 em Juazeiro













 

participantes da plenária




Aconteceu nesta sexta-feira (21 de maio) no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães em Juazeiro, uma plenária sobre Diálogos dos Territórios 2010. A plenária buscou discutir e avaliar todo um conjunto de propostas e demandas tiradas pelo Território do Sertão do São Francisco nos últimos dois anos, com vistas para o desenvolvimento econômico e social da região . O território é composto pelos municípios de Juazeiro, Sobradinho, Curaçá, Casa Nova, Sento-Sé, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Uauá e Canudos através da presença da Sociedade Civil Organizada e do Poder Publico num total de 60 representações.


 

Os Diálogos dos Territórios vem sendo incentivados pela Secretaria de Planejamento da Bahia (SEPLAN) e envolve todas as instancias dos 26 Territórios de Identidades existentes no Estado. O principal objetivo dessas sessões é exatamente avaliar as demandas levantadas pelas representações dos territórios com vistas a serem consideradas como proposta de políticas públicas asseguradas no Plano Pluri-Anual (PPA) e no Orçamento Financeiro do Governo.

Durante os dois primeiros anos de discussão e implementação das propostas, a Seplan considera que muitas realizações nas áreas de Educação, Saúde, Agricultura, Inclusão Social e Infra-estrutura foram ou estão sendo implementadas graças ao processo de democratização hoje presente na construção do PPA na Bahia. O Assessor especial da Secretaria, Jerônimo Rodrigues, coordenador dos Diálogos Territoriais, admite que muita coisa ainda precisa ser melhorada e considera legítima a reclamação das representações do Território do Sertão do São Francisco que reivindica o aumento da malha rodoviária como fator preponderante para o desenvolvimento da regional, mas que diante de tantas demandas, o governo do estado em diálogo com as assembléias dos territórios está priorizando o que pode e tem condições de ser feito para fomentar o desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas apontadas pelos territórios.

Dário Nunes e João Régis, representantes do Núcleo Diretivo do Território do Sertão do São Francisco afirmaram no evento que os fóruns e outras estâncias do território têm sido excelentes espaços de proposição onde a sociedade tem levantado e discutido propostas que fazem parte do Plano de Desenvolvimento Territorial e que muito condizem com a realidade do povo e dos municípios da região. Dário lembrou que algumas propostas de natureza estruturantes como a integração a dos municípios através de melhores estradas e a regularização e distribuição das terras públicas nas áreas rurais, especialmente nas áreas de Fundos de Pastos, precisam avançar para fomentar melhor o desenvolvimento regional.  

No próximo dia 30 de junho, acontece outra sessão de Diálogo Territorial com a presença de um número maior de representações da região no intuito de enriquecer o processo de avaliação das propostas que estão previstas ou garantidas no PPA e no Orçamento Público do Governo do Estado inclusive para os próximos anos.