Grande caminhada celebra os 10 anos da ASA




 

 

Com faixas e cartazes nas mãos, cerca de 4 mil agricultores e agricultoras do semiárido brasileiro participaram na tarde desta terça-feira (23) de uma grande caminhada pelas ruas da cidade. A caminhada, intitulada “Por um Semiárido justo e com desenvolvimento sustentável”, fez parte da programação do VII ENCONASA- Encontro Nacional de Articulação do Semiárido, que segue até o dia 26, em Juazeiro-BA.

A caminhada teve como objetivo celebrar os 10 anos da ASA e ressaltar as conquistas na consolidação de políticas positivas de Convivência com o Semiárido. A ASA, articulação formada por aproximadamente 700 entidades não governamentais, enfrenta o desafio de auxiliar na construção de um semiárido mais justo para o homem e mulher do campo priorizando o acesso a terra, a água, a educação contextualizada, a segurança alimentar, economia popular solidária, os direitos e auto-organização das mulheres e a biodiversidade, como metas a serem efetivamente conquistadas.   

A participação dos agricultores surpreendeu a organização do evento, “A caminhada foi além do esperado, participaram representantes de todos os estados do nosso semiárido. Eles conseguiram expressar as conquistas da proposta de Convivência com o Semiárido e pontuar os entraves ao desenvolvimento de uma política justa e adequada ao nosso contexto”. Explicou Ademilson Rocha, coordenador do IRPAA e um dos organizadores do evento.

Nas faixas carregadas pelas ruas, os participantes alertaram sobre os riscos impostos pelo modelo de desenvolvimento em que estamos inseridos. Frases ressaltando a necessidade de preservação do meio ambiente e até mesmo denuncias contra a violência no campo surpreendeu quem estava nas ruas. “Nunca vi nada parecido, são pessoas simples, mas muito conscientes, vi faixas pedindo justiça para a morte de agricultores aqui da região e fiquei muito preocupada, além disso, tem também muitos alertas sobre o Rio São Francisco e sobre o que é necessário para que quem vive na zona rural. ”, ressaltou  a vendedora Mariana Meira (26), que passava pelo local.  

A caminhada saiu do Shopping Águas Center e seguiu em direção a Orla Nova da cidade onde está montada a Feira de Saberes e Sabores, um espaço reservado à representação dos estados do semiárido e sua cultura. Na feira, sempre aberta ao público a partir das 18 horas, também acontece apresentações artísticas. Nesta quarta-feira o público vai conferir a apresentação do Grupo Naend’a, Maviael Melo e Banda Matingueiros.