Utilizar os recursos da caatinga de forma sustentável sempre foi um desafio para o pequeno produtor rural das áreas de sequeiro. Em Serra dos Campos Novos, localizada a 18 km da cidade de Uauá-BA, a necessidade de garantir a renda familiar sem prejudicar o meio ambiente transformou-se em um dos temas da capacitação em Manejo da Caatinga, que acontecerá nos dias 26 e 27 deste mês.
A capacitação é uma das etapas do projeto Recaatingamento, executado pelo IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, com o patrocínio do Programa Petrobrás Ambiental. As atividades acontecerão na sede do grupo escolar, a partir das 09:00 da manhã.
Além de Serra dos Campos Novos, em Uauá, outras seis comunidades do norte baiano estão envolvidas nas atividades do projeto. Em Juazeiro, a comunidade Recaatingueira é Curral Novo, no município de Sento Sé a comunidade escolhida foi Fartura, em Canudos, a comunidade de Angico, em Casa Nova, a comunidade de Melancia, no município de Curaçá a comunidade de Pau Ferro e em Sobradinho a comunidade de Poço do Juá.
Ao todo, o projeto Recaatingamento envolverá diretamente mais 140 famílias rurais do semi-árido baiano em atividades de preservação e recuperação do meio ambiente. Após a capacitação em Manejo da Caatinga, todas as comunidades recaatingueiras iniciarão as atividades de coleta de sementes e construção dos viveiros de mudas para as ações de reflorestamento da caatinga.