Os consultores do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Luiz Antonio e Liliam Barreto estiveram visitando a região de Juazeiro e Remanso para observarem o andamento do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Na região de Juazeiro, o Irpaa é entidade gestora do programa. Na região de Remanso, o programa é executado pelo Serviço de Assessoria as Organizações Populares, Sasop.
Tanto o MDS assim como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (CODEVASF) são órgãos do Governo Federal que apóiam o P1+2 na região através de convênios celebrados junto a Articulação do Semiárido (ASA).
Em toda a região, o P+2 tem beneficiados milhares de famílias sertanejas com importantes fontes de água de chuva para produção de alimentos, principalmente através das construções das cisternas calçadão que possibilitam a irrigação canteiros de verduras, hortaliças e até fruteiras a partir da água destas cisternas. Outras fontes de água de produção como barragens subterrâneas e tanques de pedra também são construídas ou potencializadas pelo o programa em localidades que dão condições para implementação desses tipos de tecnologias.
Através da visita, os consultores que estão fazendo um levantamento avaliativo do programa, tiveram a oportunidade de conferir mais de perto o caráter produtivo do P1+2 a partir dos plantios desenvolvidos pelas famílias. Eles também avaliaram como as famílias executam formas de produção baseadas em orientações a exemplo do uso econômico da água e o cultivo orgânico de alimentos.
Liliam Barreto destacou em entrevista seu entusiasmo em ver o quanto o P1+2 integra as ações e práticas das famílias no aproveitamento da água ou na forma de produção com vistas à melhoria da alimentação e da renda, ou ainda, na perspectiva da preservação da caatinga. Para Liliam, essa integração só é possível porque a metodologia de implantação do programa está fundamentada na idéia da Convivência com o Semiárido como prática ligada à realidade dessas famílias.
De acordo com Liliam, o P1+2 é efetivamente um programa de política pública para a região porque leva resultados sociais concretos produzindo qualidade de vida para pessoas que mais precisam.