Irpaa avança nas metas do Programa Uma Terra e Duas Águas
Através de um conjunto de ações que vem mobilizando centenas de comunidades rurais dos municípios baianos de Curaçá, Canudos, Juazeiro, Jaguararí, Sobradinho e Uauá, o Irpaa conseguiu até o final de 2009 um excelente avanço no cumprimento das metas do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Nesses municípios foram construídas um total de 260 (duzentas e sessenta) Cisternas Calçadão.
O Irpaa é a entidade gestora do programa na região desde maio de 2008 quando começaram os primeiro cadastramentos das famílias contempladas principalmente com as Cisternas Calçadão que tem a capacidade de armazenar 52 mil litros de água de chuva usados na produção de verduras e hortaliças. Nesse período, o Irpaa executava as metas do Termo de Parceria 01, que na época, incluía também o município de Abaré.
O P1+2 é mais um programa da Articulação do Semiárido (ASA) e conta com o apoio da Codevasf e do Ministério do Desenvolvimento Social e atualmente está sendo executado de acordo às normas do Termo de Parceria Nº 02 – firmado entre a ASA e os citados órgãos do governo, nessa fase, está previsto a construção de um total 185 cisternas.
Além das cisternas, o programa visa implementar ou contribuir para o melhoramento de outras fontes de água como barragens subterrâneas e tanques de pedras, também conhecidos na s comunidades rurais com “caldeirões”. Há ainda, um trabalho de instalações Bombas D’água Populares (BAP) em alguns poços artesianos nas comunidades.
Para alcançar a meta de 260 cisternas construídas, o Irpaa contou com a contribuição das comissões municipais da ASA, articulou encontros de capacitações com os pedreiros responsáveis pelas as construções, e promoveu várias formações acerca do uso das cisternas incentivando a produção orgânica de alimentos na perspectiva de contribuir para o melhoramento da renda e da segurança alimentar dessas famílias.
Nos seis municípios está assim a distribuição das cisternas construídas pelo P1+2 de acordo com essa nova fase do programa:
Em Uauá cuja meta é construir 30 cisternas, o trabalho de implementação prever ao cumprimento desta meta até o final de fevereiro de 2009.
No geral, o programa deve construir nos seis municípios, um total de 185 cisternas, 04 barragens subterrâneas, e a instalação de 08 Bombas D’água. É importante lembrar que junto com as tecnologias o P1+2 leva também todo um conjunto de informações que ajudam a viabilizar a produção e a vida do povo através dos conteúdos que formam a Proposta de Convivência com o Semiárido, tão divulgada e implementada por organizações assim como o Irpaa.