IRPAA promove ações de recuperação da caatinga


O Projeto Recaatingamento, promovido pelo IRPAA, está realizando diversas atividades com comunidades agropastoris e extrativistas, em sete municípios do Território Sertão do São Francisco. Visando promover a preservação do meio ambiente através da recomposição florestal e manejo sustentável da caatinga em comunidades Fundo de Pasto, o projeto tem apoio do Programa Petrobrás Ambiental.

 

O Recaatingamento, além de promover a preservação da caatinga, tem como objetivo aumentar a capacidade de fixação do carbono (CO2), um dos gases que contribuem para o efeito estufa. Segundo Markus Breuss, agrônomo integrante da equipe do IRPAA, a caatinga também tem um poder muito grande de fixação do gás, mas atualmente passa por um processo intenso de desertificação. “Para reverter esse processo a população tem papel fundamental, o Recaatingamento pretende incentivar a participação das comunidades na preservação do meio ambiente”.

 

De acordo com o agrônomo, durante o projeto de Recaatingamento serão realizadas diversas atividades, como seminários, formações e encontros, onde a população das comunidades poderá discutir temas e formular propostas sobre o fundo de pasto para entregar aos gestores públicos.