Estabelecer um intercâmbio entre as entidades que prestam apoio a associações e cooperativas de pequenos agricultores e discutir propostas para a elaboração de um plano de ações conjuntas a ser apresentado para o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), esses foram os principais objetivos do II Encontro das Bases de Serviço de Apoio a Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, realizado nos dias 12 e 13 de novembro em Juazeiro-BA.
O evento que reuniu representantes de entidades que assessoram associações e cooperativas, em dez territórios da Bahia e discutiu diversos temas visando o fortalecimento da agricultura familiar no estado.
Segundo Vital Carvalho, representante do MDA, “o que o ministério busca é um desenvolvimento econômico acompanhado do ambiental, social, cultural e educacional”. Vital diz ainda que eventos onde pessoas de diversos lugares se reúnem para trocar experiências e planejar ações são muito importantes, pois “ampliam o conhecimento e participação ocasionando o fortalecimento das redes”.
São através dessas redes como a Sabor Natural do Sertão, que grupos de pequenos agricultores articulados em suas regiões estão melhorando sua produção a partir do beneficiamento e padronização de seus produtos que começam a alcançar diferentes mercados de consumidores.
Para o Agente de Dinamização Econômica Luis de Lima, o plano a ser desenvolvido junto às associações e cooperativas deve ser pensado com base nas experiências que obtiveram sucesso. Experiências como a da Coopercuc, que há anos beneficia frutas do semi-árido e chega até mesmo a exportar, aumentando a renda das famílias na região. De acordo com Luis o motivo principal de Juazeiro ter sido escolhida para sediar o encontro é a proximidade geográfica entre a Coopercuc e a cidade do Vale São Franciscano. Além disso, ele cita a importância do Irpaa como “entidade que tem fortalecido a discussão sobre agricultura familiar no território”.
VISITA A COOPERCUC
O encontro terminou com a visita do grupo à Cooperativa Agropecuária Familiar dos Municípios de Canudos, Uauá e Curaçá, a Coopercuc, com sede na cidade de Uauá-BA. A cooperativa é responsavel por todo um processo de beneficiamento e comercialização de frutas nativas da caatinga, com destaque para a produção de derivados do umbu como: doces, sucos, geléia e polpa. Um trabalho que tem trazido resultados significativos na melhoria alimentar e também na renda das familias acompanhadas pela Cooperativa.