Comunicado de Adiamento do VII EnconASA
Companheiros e companheiras,
Como é do conhecimento de todos e todas, o Sétimo Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) estava programado para ser realizado entre os dias 16 a 20 de novembro em curso, na cidade de Juazeiro, na Bahia.
Todas as providências estavam tomadas para que o evento acontecesse dentro dos processos de normalidade, marcando com qualidade os 10 anos de nossa Articulação.
Houve cotações de passagens aéreas, de ônibus, de hotéis, de alimentação, assessorias estavam apalavradas, autoridades confirmadas. Em cada Estado onde a ASA atua, houve uma intensa mobilização preparatória para o evento, que culminou que a escolha de delegados, de experiências a serem apresentadas e outros processos.
Nestes últimos dias, porém, por razões internas suas que não nos cabe avaliar, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) nos negou o espaço já disponibilizado, alegando que o mesmo deveria ser inaugurado oficialmente, o que deveria acontecer justamente nos dias do nosso evento.
Respeitando – embora não concordando com as medidas – a autonomia da UNIVASF e diante do fato de que a cidade de Juazeiro não dispõe de outras acomodações que, com conforto e segurança, possam acolher os mais de 500 delegados, agricultores e convidados que estavam confirmados para o evento, fomos forçados a adiá-lo, acreditando que negociações futuras nos abrirão as portas da UNIVASF, espaço que avaliamos ter o direito de utilizar, por sermos cidadãos e se tratar de um espaço público.
Dentro de alguns poucos dias esperamos confirmar a nova data do EnconASA, mantido para a cidade de Juazeiro.
Valquíria Alves Smith Lima
Presidente da Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semi-Árido
Coordenadora Executiva da ASA pelo Estado de Minas Gerais
pela Coordenação do VII EnconASA