Agricultores e agricultoras de todos os estados do Nordeste participam entre os dias 15 a 27 de março, na sede do IRPAA em Juazeiro-BA, de um importante curso sobre Convivência com o Semiárido. O evento denominado de Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido, acontece há 19 anos sempre no Centro de Treinamento da entidade localizado próximo ao bairro Jardim Primavera.
Durante este curso, os agricultores terão a oportunidade de discutir e compreender formas apropriadas para viabilizar uma produção agropecuária familiar segura conforme as condições do clima quente e seco do sertão. Poderão estudar a natureza no semiárido, os regimes de chuvas e os tipos de solos. Conhecerão as diversas formas de captação e uso da água, manejos corretos para aprimorar o criatório, além das formas ecológicas para o cultivo da roça familiar sem prejudicar o solo e a caatinga usando técnicas simples e conhecendo tipos de culturas que melhor se adaptam ao clima no sertão.
O curso oferece informações sobre o beneficiamento e comercialização de produtos típicos da agricultura familiar de forma justa e participativa, a partir da organização das comunidades rurais. Na programação, os participantes visitarão a Barragem de Sobradinho e o Centro de Pesquisa da Embrapa em Petrolina onde existem diversas experiências de tecnologias que viabilizam a Convivência com o Semiárido.
Os conteúdos serão ministrados pelos técnicos do IRPAA através de metodologia ligadas ao dia a dia dos agricultores. Os assuntos são vistos tanto em sala de aula como em demonstrações práticas, tudo de forma participativa valorizando a experiência dos participantes que discutem ainda o papel da educação voltada para a realidade do Semiárido e as politicas públicas que contemplam às necessidades reais do povo desta região
Ao final do curso, os participantes ligados a entidades populares de todo o Nordeste, levam não só as informações discutidas, como também, materiais didáticos e outras ferramentas para divulgarem e implementarem a Convivência com o Semiárido em suas regiões de origem.




