A construção das cisternas calçadão, com capacidade para armazenar 52 mil litros de água de chuva, tem gerado muito esperança para as famílias rurais no interior de Jaguararí, um dos cinco municípios baianos contemplados com essas cisternas através do Programa P1+2 (Uma terra e Duas Àguas).
O Irpaa, por sinal, é a Unidade Gestora Territorial (UGT) do P1+2 na região de Juazeiro. Um trabalho que teve inicio com a formação dada para os pedreiros que constroem as cisternas e para as famílias beneficiadas.

52 mil litros de água
Na localidade de Conceição, a 25 kilômetros de Juguararí, a família de seu Paulo Ferreira e dona Iraci da Silva está bastante animada com a cisterna. Para eles, a produção vai trazer melhoria na alimentação e na renda, principalmente por causa do plantio de verduras. Dona Iraci diz que é muito difícil aparecer verduras na comunidade, mas agora com a cisterna, o casal vai investir num pequeno plantio de coentro e pimentão.
Eles acham que com 52 mil litros de água armazenada dentro da propriedade vai dar pra produzir tanto para alimentação como também para fornecer para as comunidades vizinhas, gerando assim, um aumento na renda da família. Isso sem falar na melhoria da qualidade alimentar que passa a ter mais variedade e mais nutrientes. Uma observação importante em se tratando da ganhos na segurança alimentar e nutricional. A esperança de tantas melhorias se justifica principalmente quando as famílias da localidade lembram o quanto é difícil providenciar a água para o animais durante a seca. Nesse período, eles chegam a comprar e muito caro, a água de carros-pipa, pois o município nesse momento, nem pipa está fornecendo para as comunidades rurais.
Ninguém esconde a alegria de ver em breve as cisternas de produção com muita água ainda esse ano, porque nessa região de Jaguarari, o inverno começa cedo e promete trazer uma boa chuva para alegria de seu Paulo, de dona Iraci e de todo o povo sertanejo.