Missão Oficial do Ministério das Relações Exteriores e Agencia Brasileira de Cooperação. Projeto de Cooperação Tripartite Brasil-Argentina-Haiti.
Objeto da missão:
Coordenar a capacitação estimada de 50 técnicos haitianos sobre a construção de cisternas rurais, confecção de bombas manuais e de sistema automático de eliminação das primeiras águas de chuva.
Técnicos do Irpaa orientando haitianos na construção de cisternas de tela de arame muito utilizadas no Semi-arido |
Em fevereiro de 2006 inicia um intercâmbio tripartite entre o Brasil, Argentina e o Haiti, quando dois técnicos do Instituto Nacional de Tecnologias Agropecuária – INTA da Argentina, visita a Embrapa Hortaliças de Brasília/DF e Embrapa Semi-árido de Petrolina/PE, com o objetivo de discutir os mecanismos de envolvimento da Embrapa na implementação de uma Cooperação Tripartite com o Haiti, nas áreas de transferência de tecnologia para produção familiar de hortaliças com variedades adaptadas ao clima tropical e a construção de cisternas para captação e armazenamento de água, visando o consumo humano.
Primeira fase da Missão:
Equipe de técnicos haitianos visitam as experiências no Semi-árido brasileiro
Durante a visita foi realizado uma série de visitas em comunidades do Pernambuco e da Bahia em entidades filiadas a ASA que trabalham no P1MC – Programa Um Milhão de Cisterna. Após o período de visitas foi construída uma cisterna no modelo ferro cimento( cisterna de alambrado galvanizado).
A construção da cisterna fez parte da capacitação dos técnicos haitianos, com o intuito de facilitar a compreensão de todo processo de construção.
Segunda fase da Missão:
Equipe brasileira trabalha na realização da Missão cisterna no Haiti (02/10 a 16/10/2006), uma equipe composta por 02 pesquisadores da Embrapa Semi-Árido(Dr. Aderaldo Silva e Drª Luiza de Brito) e 01 Técnica do IRPAA (Elisabete Costa) , desenvolvem no período supra citado, treinamentos sobre a construção de cisternas, avaliação da qualidade das águas e construção de (02) duas cisternas na comunidade de Balan Te Cho, na província de Ganthier.
Terceira fase da Missão Cisterna no Haiti
A Terceira fase da Missão Cisterna foi composta por 01 pesquisador da Embrapa Semi-Árido- (Dr. Aderaldo De Souza Silva) e técnicos do IRPAA (Dário Santos e José Aparecido-ex-IRPAA (Mestre Rural Autônomo). A missão tratou de consolidar a capacitação de técnicos haitianos e de pessoas provenientes de comunidades rurais interioranas, sobre técnicas e processos de construção de cisternas com aproveitamento de águas pluviais, tratou de ensiná-los a confeccionar sistemas de eliminação das primeiras águas e bombas manuais para serem utilizados nas cisternas rurais, evitando o contato direto, com a água armazenada, consolidando todas as etapas de atividades de gestão das águas captada e armazenada em cisternas. Durante a Missão cisterna
foram construídas 10 cisternas no processo de capacitação.
Dessa forma a ABC-MRE e EB-Haiti viabilizaram a construção de 10 cisternas e a capacitação de 50 multiplicadores haitianos, com assessoria da Embrapa e IRPAA.
A ABC – Agência Brasileira de Cooperação e a EB- Embaixada Brasileira no Haiti, proporcionou toda logística e segurança das equipes, a partir de 2006 para viabilizar todo processo de transferência da experiência brasileira em cisternas rurais, no semi-árido nordestino, para o povo haitiano de forma concreta, construindo in loco, no âmbito de comunidades rurais, dez Unidades Demonstrativas;
Ao término do projeto de construção de cisternas no Haiti a equipe do projeto, após três missões, tem plena convicção que os haitianos treinados, têm condições técnicas e administrativas de conduzirem, atividades similares no país.
Nesse sentido, já está programado para março de 2008, um seminário em Porto Príncipe – Haiti para apresentação das experiências de captação de água de chuva existentes no País e a discussão e construção de um projeto de construção de cisterna em escala maior com o envolvimento de várias órgãos de governos, sociedade civil organizada do Haiti e organismos multi laterais.
Dário Nunes dos Santos
Equipe Técnica do IRPAA
Biólogo