Com a instalação de uma mine fábrica na comunidade de Lajes há 30 kilômetros de Sento-Sé, norte da Bahia, várias outras localidades da região poderão agora beneficiar seus produtos locais como: manga, banana, goiaba dentre outras. Ressaltando que o umbu será um dos principais produtos a ser transformado em doces, sucos e geléias…Há uma estimativa de produtos beneficiados na ordem de 100 (cem) toneladas por ano.
Através do beneficiamento e da venda direta da produção, famílias de produtores rurais das comunidades bcomo: Riacho dos Pais, Brejo da Brásida, Tanque, dentre outras, poderão agora aproveitar melhor as frutas locais que antes eram vendidas in atura por preços muito baixos, ou até desperdiçadas quando eles não tinham como beneficiá-las e comercializá-las de forma justa.
Com a Conab promovendo a compra direta dos produtos que forneceram as escolas do municipio, e osprodutores escoando a produção para todo o município, Sento-Sé ganhará um grande impulso em sua economia local uma vez que esse trabalho alcança um grande número de familias envolvidas no processo de beneficiamento e venda desses produtos.
O Irpaa – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, tem incentivado as comunidades do entorno de Lajes a produzir e beneficiar produtos locais através de cursos e assessorias os quais a entidade detém larga experiência haja vista os resultados que hoje se conferem em empreendimentos como esse, nos municípios de Canudos Uauá e Curaçá, onde uma Cooperativa local exporta produtos locais beneficiados para todo o país e até para Europa.
A fábrica será inaugurada nessa sexta-feira dia 09 com uma solenidade que terá inicio as 8:30h da manhã na localidade de Lajes. O empreendimento conta com o apoio da Coelba, do Programa Fome Zero, da Conab, da Prefeitura de Sento-Sé e de outros parceiros.