IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Participantes da Escola de Formação são agora “profetas” da Convivência com o Semiárido

Participantes da Escola de Formação são agora “profetas” da Convivência com o Semiárido

Encerrou ontem (16) no centro Vargem da Cruz, a 21ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido, realizada anualmente pelo Irpaa. Este ano, a Escola aconteceu entre os dias 05 e 16 de março e contou com a participação de 52 pessoas de diversos municípios da Bahia e do Ceará.

Ao final, como acontece todos os anos, as/os participantes firmaram o compromisso de serem multiplicadores da proposta de Convivência com o Semiárido, assumindo assim a condição de serem “profetas” do Semiárido, como fez refletir algumas passagens bíblicas vistas ao longo da Escola.

Além de trabalhar os principais temas e práticas essenciais para o entendimento e execução da proposta de Convivência, a Escola tem por objetivo incentivar a implementação da mesma nas propriedades. Assim, no último dia é feita também uma demonstração de como o/a agricultor/a pode garantir a sustentabilidade de sua propriedade, priorizando cultivos e criação de animais adequados.

Centenas de pessoas já passaram pela Escola de Formação do Irpaa e hoje são praticantes e defensoras da viabilidade da Convivência com o clima da região. Este ano, agricultores/as, estudantes, agentes de campo, jovens e adultos, voltaram para casa com a preocupação de compartilhar a experiência com quem não pode participar. Para isso, ao longo da Escola, instrumentos como o teatro, cordel, músicas, dinâmicas e outras linguagens foram bastante valorizadas pelo grupo, com o intuito também de utilizá-las no retorno para casa como forma de compartilhar o aprendizado.

Veja alguns dos cordéis produzidos pelos/as participantes

Avaliação

Como parte da metodologia da Escola, no último dia ocorre também a avaliação, momento em que as/os participantes expõem os pontos positivos e negativos percebidos ao longo das duas semanas e também apresentam sugestões. Os pontos levantados são considerados pelo Irpaa, a fim de melhorar cada vez mais a dinâmica da Escola, que se propõe a ser um espaço de troca de experiências, reconhecendo a importância do saber popular trazido pelos/as participantes e da relação dialógica que deve haver entre o público participante e quem ministra as formações.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Participantes da Escola de Formação são agora “profetas” da Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005