IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Participantes da Escola de Formação do Irpaa conhecem experimentos da Embrapa Semiárido

Participantes da Escola de Formação do Irpaa conhecem experimentos da Embrapa Semiárido

 

O grupo participante da 20ª Escola de Formação realizada pelo Irpaa visitou na manhã desta quinta-feira (13/10) a Unidade Experimental da Embrapa Semiárido, em Petrolina. Na visita, que contou com o acompanhamento de técnicos da Unidade, as/os participantes tiveram informações acerca do trabalho desenvolvido pela Embrapa, com destaque para as pesquisas e tecnologias desenvolvidas para a região semiárida.
 
Programas como o P1+2, que visa garantir água para consumo humano e para produção agrícola através da captação da água de chuva e armazenamento em cisternas, foi uma das experiências visitadas na área de campo. As informações apontaram a importância desse programa sobretudo para a soberania alimentar das/dos agricultores e agricultoras, podendo ser também em muitos casos uma viável fonte de renda para as famílias produtoras.
 
Na área de campo, o pomar com fruteiras como acerola, manga, mamão, laranja, tangerina, são irrigadas através do Sistema de Gotejamento, uma tecnologia de irrigação que vem se destacando por proporcionar uma economia considerável de água e por sua praticidade. O Sistema, que pode ser mantido com o uso de mangueiras plásticas, garrafas peti ou canos de PVC, viabiliza molhar o pomar durante o ano todo, garantindo assim diversas colheitas das variedades cultivadas.
 
Além da experiência com a produção agrícola, a produção de forragem também chamou atenção das/dos visitantes. A importância de oferecer alimentação balanceada para o rebanho foi um dos principais pontos destacados pelos técnicos que recepcionaram o grupo na área. A produção de forragem à base de folha de mandioca, vargem de algaroba, palma e gliricídia, espécies que possuem alto índice de proteínas, permitem ao animal ganhar peso e melhorar também a qualidade da carne.
 
O incentivo à produção agrícola a partir da captação de água de chuva e possibilidades de produção de alimentos para os animais, sobretudo a partir das plantas nativas da Caatinga, também esteve presente na programação da 20ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido que está sendo encerrada neste dia 14 de outubro, no Centro de Formação Vargem da Cruz.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Participantes da Escola de Formação do Irpaa conhecem experimentos da Embrapa Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005