IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

IRPAA realiza 20ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido

IRPAA realiza 20ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido

Com a participação de agricultores e agricultoras de diversas regiões do Semiárido brasileiro, a Escola de Formação para Convivência com o Semiárido, realizada pelo Irpaa, este ano irá acontecer entre os dias 02 e 14 de outubro no Centro de Formação Vargem da Cruz, a 12 Km da sede de Juazeiro – BA.

Durante treze dias, as/os agricultores/as participam de atividades que visam aprofundar o conhecimento acerca dos conceitos e práticas que são base para a consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido difundida pelo Irpaa há mais de 20 anos. A permanência no Centro de Formação permite a todos/as uma vivência prática dos conteúdos trabalhados ao longo da programação, facilitando desta forma a ação das/dos agricultores em colocar em prática em suas propriedades o que vivenciaram na Escola.

Em sua 20ª edição, a Escola contará com 50 particpantes de regiões da Bahia e dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, as/os quais vão estudar temas relacionados ao acesso à água e à terra, produção agrícola e animal adaptada à região, educação contextualizada, comunicação, políticas públicas, meio ambiente, organização popular, juventude e gênero. Todas estas temáticas são trabalhadas a partir de metodologias que consideram o saber e a vivência das/dos participantes, possibilitando a construção do conhecimento de forma significativa.

Na programação está prevista também uma visita a área de experimentos da Embrapa Semárido, em Petrolina, e à Barragem de Sobradinho, atividades que contarão sempre com momentos de discussão acerca das áreas visitadas e da relação das mesmas com a proposta de Convivência com o Semiárido.

Para o Irpaa, a Escola de Formação é um dos principais eventos realizados pela instituição ao longo do ano. Na opinião do Coordenador Geral, Ademilson da Rocha (Tiziu), “é onde o Irpaa consegue expressar todo o conjunto da Convivência com o Semiárido”. Para ele, a riqueza do evento está nas experiências socializadas e na motivação das/os agricultores em multiplicarem o conhecimento compartilhado durante os dias de formação.

Principais conteúdos a serem aprofundados

Clima e Água: Compreensão dos regimes de chuvas; evaporação; causa das secas e como é possível prevê-las; formas de armazenar e cuidar da água das chuvas; programas que garantem acesso à água; bacias hisdrográficas.

Produção: Como é possível produzir de forma sustentável e quais são os produtos potenciais para o semiárido; agricultura dependente de chuva (de sequeiro), agricultura orgânica; práticas de beneficiamento da produção, visando agregar valor aos produtos locais; criação, sistema de produção e manejo de animais adaptados ao semiárido.

Terra e Meio Ambiente: Situação agrária no Brasil; desertificação, recaatingamento.

Educação: Educação contextualizada; estudo da proposta de Educação para a Convivência com Semiárido implementada nas escolas públicas; infância no semiárido brasileiro.

Temas transversais: Relações de gênero e a construção de uma Convivência digna baseada nos princípios da igualdade e equidade entre homens e mulheres; Estudos bíblicos contextualizados; Comunicação como direito; Juvenrude e Políticas Públicas para o Semiárido.
 

Ouça aqui entrevista com Tiziu (Coordenador Geral do IRPAA) sobre a experiência de participar da Escola de Formação para Convivência com o Semiárido.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IRPAA realiza 20ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005