IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Produção coletiva de forragens gera bons resultados em Juazeiro

Produção coletiva de forragens gera bons resultados em Juazeiro

Agricultoras e agricultores da comunidade de Fundo de Pasto Cachoeirinha, no município de Juazeiro, estão experimentando, de maneira coletiva, a produção e o armazenamento de alimento para os animais.


A prática, chamada de Ensaio Forrageiro Agroecológico, está sendo desenvolvida em uma área de meio hectare, doada por um dos moradores da comunidade. Foram plantadas gliricídia, sorgo, moringa, palma, guandu, mandacaru, leucena e gergelim, sendo que este último tem características repelentes, o que ajuda a proteger a plantação.

De acordo com o agricultor Iremar Conceição, após a limpeza da área e plantio, o grupo fez a distribuição de responsabilidades com o cuidado da área. São diversas atividades desenvolvidas e tudo de maneira planejada. “Essa divisão foi feita por família... Para molhar a gente já fez o cronograma anual. Todo mundo sabe sua data”, pontua Iremar.


Dois meses e meio após o plantio do sorgo o grupo já colhe os “frutos” do trabalho. O primeiro corte do sorgo rendeu 1.600 kg de forragem, que foram totalmente triturados e armazenados em sacos e bombonas para serem utilizados em momentos de escassez de alimento na Caatinga. “A gente está muito satisfeito, porque a gente começou a pouco tempo esse trabalho e a gente já está começando a colher frutos. A tendência é a gente ir melhorando aquela área”, comemora Iremar.

Metodologia
A colaboradora do Irpaa Daiane Dantas conta que tudo começou durante uma roda de aprendizagem, quando as famílias apresentaram suas limitações, possibilidades e experiências na criação de animais. “Não veio nada pronto. A gente construiu tudo com o território, que são as quatro comunidades: Lagoa do Meio, Cachoeirinha, Canoa e Curral Novo”, explica Daiane. A principal limitação apresentada pelas famílias foi o alto valor gasto com a alimentação do rebanho. Diante disso, o grupo construiu com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - Irpaa e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR a proposta do Ensaio Forrageiro Agroecológico.

As rodas de aprendizagem têm base em sugestões das/dos agricultoras/es e informações contidas nos diagnósticos realizados pela/o técnica/o que assessora a comunidade, afirma Victor Leonan, Técnico em Desenvolvimento da CAR. De acordo com o representante da CAR, “o técnico tem um papel problematizador. Por exemplo, tem uma área de palma que tem três espaçamentos diferentes [entre as fileiras de plantio]: o que nós propomos [CAR e Irpaa], o que eles propuseram e um espaçamento que a gente mesclou”, explica.

Segundo Victor, após a roda de aprendizagem cada técnica/o faz um relato de experiência, onde sistematiza o evento e depois socializa com demais integrantes da equipe. Victor afirma que as rodas de aprendizagem proporcionam aos técnicos/as trocar experiência com agricultores/as e colegas. A metodologia também possibilita que “as famílias reflitam a partir de sua prática, com base na concepção dialógica proposta por Paulo Feire”, completa Victor.

De acordo com a colaboradora do Irpaa, a ideia é que as famílias agricultoras “tenham como exemplo esse ensaio e peguem as sementes e mudas dessa área para multiplicar em suas áreas individuais”, projeta Daiane Dantas.

Organização comunitária e trabalho coletivo
A colaboradora do Irpaa destaca a organização da comunidade como um fator essencial para o resultado positivo do experimento. Segundo Daiane, com os mutirões a comunidade fez a limpeza da área, reforma da cerca, plantio, montagem do sistema de irrigação e tem cuidado dos plantios.

Daiane também enfatiza a importância econômica de produzir a alimentação animal na propriedade e ainda chama atenção para a necessidade de diversificação dos alimentos. “Essas plantas são muito importantes, porque você vai aproveitar o que está na propriedade, não precisa comprar e vai ter a diversidade. Os animais precisam dessa diversidade, precisam de vários nutrientes encontrados nessa alimentação”, detalha a técnica do Irpaa na comunidade.

O Irpaa executa o Pró-Semiárido em Cachoeirinha e em outras comunidades do Território Sertão do São Francisco. O projeto é fruto de um acordo de empréstimo entre o Governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – Fida, com execução da companhia de desenvolvimento e ação regional – CAR, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR.

Texto: Comunicação Irpaa
Fotos: Iremar Conceição


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Produção coletiva de forragens gera bons resultados em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005