IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Jovens

13.06.2019

Envie por e-mail

Mutirão contribui com integração e partilha de conhecimento entre jovens

Companheirismo e muitas rizadas fizeram parte do mutirão realizado no último sábado (08) no Centro de Formação Dom José Rodrigues, localizado no bairro Jardim Primavera, em Juazeiro. O mutirão é uma prática comum no local, onde moram jovens estudantes de áreas ligadas a agropecuária e meio ambiente. Desta vez a prática foi a produção de um composto orgânico.

A compostagem é um conjunto de técnicas que ajudam na decomposição de materiais orgânicos por organismos que não conseguem produzir seu próprio alimento e depende da compostagem para se alimentar, sendo chamados de heterótrofos.

Trata-se de uma prática viável economicamente e que vai ajudar na produção de hortaliças e fruteiras dentro da propriedade, sem utilizar nenhum material de fora e sendo bem simples para fazer, utilizando apenas folhas e esterco de caprinos ou do que tiver disponível na propriedade. Este tipo de adubo é importante, pois vai auxiliar o/a agricultor/a na produção sem comprar nenhum tipo de adubo químico, que além de prejudicar a sua saúde vai está prejudicando o solo e o meio ambiente.

Resgatando a prática de mutirão que era bem presente nas comunidades, as/os estudantes buscam esse momento de interação para o grupo, buscando e prezando sempre pela troca de experiência, respeito, companheirismo e alegria. Os mutirões são práticas bem presente no campesinato, com a intenção de ajudar vizinhos e familiares nas limpezas de roças, construções de cercas e reformas.

considera que “o mutirão é muito importante porque é uma prática coletiva para podermos colocar o que aprendemos na teoria, em prática, sendo para o benefício de todos. E com toda essa participação fez com que a atividade fluísse muito bem”. Joaquim ainda revela que conseguiu “observar como que é montado um composto orgânico, tirei minhas dúvidas e entendi que sem o composto as plantas terão deficiências que impedirão o seu desenvolvimento, levando em consideração o plantio agroecológico do Centro de Formação.”

Texto: Alan Dos Santos, Loiene Pereira e Paulo Queiroz

 

 

 

< voltar    < principal    < mais notícias

Página:

Mutirão contribui com integração e partilha de conhecimento entre jovens

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005