IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Jovens

09.05.2019

Envie por e-mail

Estágio implementa experiência com apicultura no Centro de Formação do Irpaa

No final de 2018, o centro de formação Dom José Rodrigues, localizado em Juazeiro-BA, conhecido popularmente como roça do Irpaa, local onde se encontram diversas tecnologias de Convivência com o Semiárido, ganhou mais um setor. Foi instalado um apiário, que é um conjunto de colmeias juntas em um determinado lugar, para facilitar o manejo do apicultor. O apiário foi instalado com seis colmeias, buscando um local apropriado, respeitando todas as distâncias exigidas. Foi montado um bebedouro próximo para facilitar a coleta de água pelas abelhas nos períodos mais quentes, já que elas necessitam de muita água para refrigerar a colmeia nos meses quentes.

A instalação do apiário fez parte de um projeto de estágio de um membro da República do Irpaa, onde o estagiário fazia uma troca de experiência com sua comunidade, buscando entender qual atividade agropecuária era mais presente na mesma. Partindo desse ponto, o estagiário buscava compreender qual era a maior dificuldade que a comunidade tinha em relação a apicultura e buscava uma forma de intervenção, contribuindo com seus conhecimentos técnicos e buscando meios de potencializar ainda mais a atividade. A apicultura é a criação de abelhas com ferrão, com finalidade de produzir mel, cera, pólen, própolis e apitoxina (veneno das abelhas para fins medicinais).

A criação de abelhas vai bem mais além que do que produzir e gerar renda para as famílias do campo, ela tem um fator muito importante que é a preservação da caatinga. As abelhas são uns dos mais eficientes polinizadores que exitem na natureza. É uma das únicas atividades agropecuárias que preenche o tripé da sustentabilidade: o social o econômico e ambiental.

Para o estudante do curso técnico em agropecuária e residente no centro de formação Dom José Rodrigues, Dione Ozanilton dos Santos, “o apiário é muito importante, em minha comunidade o pessoal tira abelha de forma muito incorreta, matando as abelhas e destruindo a caatinga, aqui eu tive oportunidade de fazer algumas práticas lá no apiário e vejo o quanto posso contribuir ajudando as pessoas criarem a abelha de forma correta em minha comunidade”.

 


Texto e foto: Paulo de Queiroz

 

 

< voltar    < principal    < mais notícias

Página:

Estágio implementa experiência com apicultura no Centro de Formação do Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005