Jovens
08.03.2019
Agroecologia é tema de formação para estudantes da República

Na última terça-feira 05 de março de 2019, os/as ingressantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Bio Processos e Tecnologia da UNEB (Universidade do Estado da Bahia),que fazem parte do GAU (Grupo de Agroecologia Umbuzeiro), realizaram uma formação no Centro de Formação Dom José Rodrigues, com os/as estudantes da República do IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada).
Com intuito de passar os principais objetivos do grupo, os mesmos se disponibilizaram a responder a perguntas e explicar com precisão a todos os questionamentos acerca do tema em pauta: a agroecologia. Um tema bastante conhecido, porém que ainda não é visto pela maioria das pessoas como uma produção socialmente justa e viável.
O momento se iniciou com uma mística reflexiva sobre o uso incontrolável de agrotóxicos, onde foi mostrado também como é possível produzir sem defensivo químico, como mostra alguns alimentos agroecológicos produzidos no Centro de Formação. Logo em seguida, cada um pôde expôr seu conhecimento acerca do tema sugerido e mais adiante um dos facilitadores explanou como ocorreu a expansão do agronegócio no Brasil.
Por meio de uma roda de conversa onde todos interagiram, ficou bem claro o que é Agroecologia e como se aplica. Segundo Davy Lima, um dos integrantes do GAU, “pra Agroecologia se expandir é necessário mudanças no imaginário das pessoas”.
Responsáveis: Dione Tuxi, Joaquim Laranjeira
Foto: Paulo Queiroz