Jovens
22.05.2017
Formação teórica e prática possibilita produção de composto orgânico por estudantes da República

No último dia 20 de maio, as/os jovens estudantes e residentes do Centro de Formação Dom José Rodrigues participaram de uma formação teórico/prática sobre compostagem. O espaço foi facilitado pelos próprios estudantes a partir da troca de conhecimento e experiências, com o objetivo de produzir matéria orgânica para posterior aplicação nas hortas cultivadas pelos mesmos.
O espaço de produção do composto começou ás 8h da manhã sob uma árvore, onde o grupo discutia a importância de realizar a compostagem, como afirma o jovem José Orlando De Sousa: “o composto é importante porque ao invés do agricultor vender o esterco das cabras e comprar insumos das grandes empresas ele pode aproveitar o esterco e o que se tem de disponível na propriedade para fazer o composto, além ser uma prática simples”.
Após a roda de conversa iniciou-se a produção do composto. “Primeiro molhamos o esterco e as folhas, depois colocamos as camadas de folha seca e folhas verdes e depois de esterco. Colocamos também a cinza e repetimos as mesmas camadas”, explica a estudante Lilia Cavalcante Da Silva. A jovem afirma ainda que foi um espaço de muito aprendizado, onde aprendeu a fazer o composto e vai levar esse conhecimento para as comunidades.
Texto: Davy Lima