Estes pontos podem ser resumidos no seguinte esquema de necessidade hídrica:

 

A questão da falta de água no Semi-árido Brasileiro possui muitas faces.

 

Uma das causas para a falta de água, é certamente a falta de conhecimento sobre a importância da captação da água da chuva e de suas tecnologias. As informações entre a população sobre água são poucas, p.ex. como funciona a chuva, por que acontecem grandes secas, onde é possível perfurar poços, quanto de água as pessoas e animais necessitam por dia, mês e ano, como se utiliza de maneira eficiente uma cisterna, sobre a higiene da água etc. Estes e semelhantes conhecimentos precisam ser difundidos em cursos e programas dirigidos, para que a captação de água de chuva seja assumida como parte do acervo cultural da população.

Uma causa importante se encontra também no comportamento da elite política. Para ela, falta de água é sempre uma oportunidade bem vinda, para manter a população na dependência e um instrumento eficaz de compra de votos em anos de eleição. Um programa eficiente de abastecimento com água, que inclua as necessidades para a agricultura e pecuária, não é desejado pelas famílias dominantes, pois vêem nisso uma ameaça do seu potencial de manipulação.
A quebra deste monopólio de poder é uma das condições básicas para um amplo programa de abastecimento seguro de água para a população. Esta, organizada em ONG´s, em sindicatos e conselhos, poderá exercer pressão aos governos locais e estaduais, para que disponibilizem as verbas públicas para implantar a Segurança de Água no Semi-árido Brasileiro.

 

6 Caxio, é um reservatório de água de chuva, desenvolvido pela população local. É cavado na rocha onde ela se apresenta já decomposta, e por isso de consistência mais mole, mas ainda impermeável. Tipicamente apresenta uma forma retangular. Com vários metros de profundidade e reduzida superfície de evaporação, mesmo em períodos mais longos de estiagem, fornece ainda água para a população. A qualidade da água, porém, é baixa.

 

12