6. Perspectivas para o futuro próximo (2025)

Aqui no Fórum Mundial de Água vamos lidar com as possibilidades e as necessidades de colheita de água de chuva no futuro.

A China foi um dos primeiros países a fazer estudos utilizando o método "GIS" (Sistemas de Informação Geográfica) para identificar potenciais áreas para colheita de água de chuva. Os fatores que influenciam o potencial de colheita de água de chuva observados naquele estudo forão: a quantidade de precipitação, os dias de chuva por ano, a taxa de flutuação anual da chuva e a topografia. O método "GIS" foi usado para sobrepor as diversas folhas de fatores. O resultado foi uma classificassão final de quatro diferentes áreas com demanda de colheita de água de chuva. Os resultados finais estão apresentados na figura 13.

Na região semi-árida do Nordeste Brasileiro elaboramos um mapa similar com as posições relativas de demanda de colheita de água de chuva baseado em dois fatores:

O primeiro fator é a precipitação anual: a região semi-árida brasileira é localizada perto do equador, tem uma precipitação anual entre 250 e 1.000 mm e uma taxa de evaporação muito alta (evaporação de superfície aberta perto ou acima de 3.000 mm ao ano). Além disso, as chuvas ocorrem irregularmente e mau distribuídas (Fig. 14).

O segundo fator de posicionamento considera a hidro-geologia da região semi-árida. O subsolo cristalino contém nenhuma ou muito pouca água subterrânea, que muitas vezes é salgada. Por isso, esta região de subsolo cristalino, que está dentro da parte semi-árida do Nordeste Brasileiro, mas também fora dela, apresenta uma grande demanda por captação de água de chuva, para resolver o problema de água. Nas regiões com pedras calcárias, as águas subterrâneas já estão superexploradas. Existe ali em geral uma demanda média por captação de água de chuva. Nas regiões de aluvião há águas subterrâneas que podem ser exploradas com poços rasos. Nas áreas de arenito existem quantidades muito grandes de água subterrânea. Nestas duas últimas regiões a demanda por captação de água de chuva é baixa (Fig.15 and 16).

Os potenciais da água de superfície não foram considerados neste estudo. A única fonte perene de água nesta região semi-árida é o grande Rio São Francisco. Suas águas são usadas para a irrigação de 50.000 ha de culturas, principalmente destinadas à exportação. Dentro da região semi-árida, esta área e algumas outras pequenas, são consideradas uma exceção que ocupa potencialmente 4 % do total da área.

Definir as áreas com grande demanda de colheita de água de chuva é um instrumento político eficaz. Pode ser usado para elaborar planos de desenvolvimento rural para a população local, que são economicamente viáveis, socialmente justos e ecologicamente sustentáveis (Fig. 17).



página principal