Alimentos saudáveis e troca de experiências marcam a 1ª Feira Agroecológica de Campo Formoso

Divulgar a produção agroecológica, promover a sustentabilidade no campo, estimular o consumo de alimentos saudáveis e a preservação do meio ambiente. Esses foram alguns dos objetivos da 1º Feira Agroecológica de Campo Formoso-BA, realizada na última quarta-feira, 22 de março.

Montada na praça Deputado Herculano Menezes, a feira foi um marco importante para a região, por representar uma oportunidade para agricultores/as comercializarem seus produtos, trocar experiências, além de fortalecer os laços entre as comunidades e os/as consumidores/as. É o que afirma Cerízio Bispo da Silva, o diretor presidente da Cooperativa Coomart Mandacaru – que abrange os territórios Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina. “A feira garante uma renda extra para a família, e além dessa venda, o contato direto com as pessoas, com os companheiros, as comunidades, as associações, e que a partir daí, a gente possa estar cada vez mais unidos, se organizando nas nossas comunidades e produzindo alimentos de qualidade", declarou.

A feira contou com a presença de 20 expositores/as de diversas regiões do município, apresentando produtos artesanais, hortifrutigranjeiros e alimentos beneficiados. Essa variedade de produtos expostos mostrou a diversidade da produção agroecológica na região, despertando a atenção de um público antes invisível para muitos.

“Essa feira é muito importante para a nossa comunidade, porque antes a gente não tinha uma alternativa pra gente vender nossos produtos e agora está tudo ok. Nós trouxemos as nossas delícias, então só tenho que parabenizar toda equipe”, comemora a produtora Maria Madalena, da comunidade de Algodões.

Elielton Torres Soares, diretor de Políticas Sindicais do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) de Campo Formoso, avalia que a feira contribui também com a economia local, porque “(…) traz uma geração de renda não só para o agricultor, mas também para outros comércios na cidade, que vai gerar renda, girando a economia na cidade”.

O evento contou com a participação de grupos e organizações produtivas das comunidades de Algodões, Alvaçã e Borda da Mata dos territórios Pau Ferro e Sobrevivência, e dos territórios UPT, Amanhã e Unidos pelo Desenvolvimento; as comunidades de Lagoa Branca, Vila dos Pauzinhos, Boa Vista dos Pauzinhos e Contador. Também participaram do evento agricultores/as que são acompanhados pela equipe técnica do Irpaa através do Pró-Semiárido, projeto vinculado a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia.

O evento foi realizado pela Cooperativa Coomart Mandacaru e SINTRAF, com apoio da gestão municipal e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

Fotos: Organização da Feira
Texto: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa